Portugal

Francia

 

 

   
 
*
 

Relato das Actividades da OTS em Portugal

 

Ao longo do ano de 2013, as actividades sofreram um pouco as consequências da crise económica, que por todo o lado se faz sentir, pelo que a Coordenação Portuguesa tentou fazer mais esforço em actividades de apoio aos animais e nas acções de ensino ou despertar para o vegetarianismo – para além da actividade Teosófica desenvolvida nos Ramos e vivida no dia a dia.

Assim, começou durante alguns meses uma colaboração mais próxima com a Associação Focinhos e Bigodes, para a qual já fazíamos há alguns anos recolha de fundos (sempre que possível). Começámos a visitar com regularidade o canil dos F&B e tornámo-nos padrinhos (“sponsors”) de dois cães ali recolhidos poucas semanas antes.
 


Durante vários meses fomos semanalmente passeá-los e levar um mimo para todos os outros cães dos F&B.

No final do ano de 2013 tínhamos conseguido recolher cerca de 461 euros, dos quais cerca de 250 foram para os F&B, os restantes sendo distribuídos por uma Associação que ajuda Invisuais a encontrar emprego e por outra associação de beneficência.

Entretanto, o José António continuou a fazer, sempre que possível, conferências ou pequenos seminários sobre vegetarianismo, muitas vezes levando alguns “acepipes” para partilhar com o público no final. Assim, para além de outras conferências com temas Teosóficos, fez na Junta de Freguesia do Lumiar uma palestra com prova de alimentos vegetarianos que foi muito apreciada, e pela qual recebeu uma carta da Junta de Freguesia a agradecer o contributo, tendo realizado o mesmo tipo de acção no Banco do Tempo da Junta de Freguesia da Portela e na Universidade de Terceira Idade daquele bairro Lisboeta.

Como já estamos a meio de 2014 (a doença prolongada da nossa Mãe não nos tem deixado muita energia para mais nada) vamos agora dar-vos as melhores notícias!

Em 31 de Janeiro de 2014 adoptámos a Lottie.

Depois de ter conhecido o Astérix, tornaram-se bons amigos e agora já partilham a mesma cama!

Na altura, ainda separados, estudando-se… O Buddy foi entretanto também adoptado.


Outros membros da STP estão também envolvidos em várias formas de trabalho voluntário, mas preferem fazê-lo em anonimato. Várias irmãs fazem um voluntariado muito importante de apoio a doentes e acamados e outros também junto a organizações de apoio a animais. A nossa antiga Coordenadora e sempre activa Irmã Alida também traz sempre o contributo das suas recolhas de donativos e do seu precioso trabalho.

Um dos nossos irmãos do Ramo, o Paulo, autorizou-nos para que aqui partilhássemos um pouco do seu trabalho voluntário, na área da conservação da natureza. Com efeito, e apesar da sua profissão como Engenheiro não ter directamente a ver com estas outras suas actividades, dado o seu profundo amor pela natureza e o seu conhecimento, foi-lhe pedido pela Câmara Municipal de Sesimbra que ajudasse a encontrar e a preservar uma raça de pequenos peixes que só existem em rios, em Portugal. Trata-se da Boga Portuguesa.
 


O nosso irmão Paulo também é um protector das Raposinhas que existem nas serras da Arrábida, em Sesimbra, que de tal modo confiam nele que se deixam fotografar até durante o dia!

 

Raposas, amigas do Paulo


Entretanto, a vida da Lottie modificou-se muito. Membro da família, irmã do Astérix, a sua presença amorosa junto de nós é uma lembrança permanente do amor que deve ligar os vários Reinos da Natureza.

As actividades continuam a pautar-se sempre pelo espírito de serviço amoroso e a ter estas principais vertentes: ajuda aos animais, despertar as pessoas para uma compreensão mais profunda da vida – o que se liga ao vegetarianismo e a uma nova concepção da Vida Una, tudo sempre através de uma vivência Teosófica dedicada e activa.

José António Machado Alves
Coordenador da OTS em Portugal.
 

 

 

  María Alida Rodrigues, corresponsal de la OTS en Portugal. 4 de mayo 2009
 

Uma Meditação

 



Dando continuidade ao Projeto PAZ. a Ordem Teosófica de Serviço promoveu no passado Sábado, dia 02 de Maio, uma Meditação.

Reunimos 13 irmãos e tiramos algumas fotografias que te enviaremos brevemente.

O encontro foi no campo, ao ar livre e, enquanto meditávamos sobre a PAZ, tivemos a visita dos pássaros que nos brindaram com os seus maravilhosos cantos e de cada vez que pronunciávamos a palavra DEVAS levantava-se uma brisa que soprava por breves instantes.

Foi mágico!

Ana Maria, enviou-nos um e-mail que exprime bem a forma como o encontro decorreu, pedi-lhe licença para transcrevê-lo, mas se não perceberes alguma palavra diz e enviaremos a tradução. Está bem?
Grande, grande abraço

Alida
 

Traducción

Continuando el proyecto PAZ. Orden de Servicio Teosófica promovida el pasado viernes, día 02 de mayo, una meditación.

Nos reunimos 13 hermanos y tomamos algunas fotos que les envíe.

La reunión fue en el campo, al aire libre, y mientras meditábamos sobre la paz, tuvimos la visita de las aves que con sus maravillosos cantos y cada vez que pronunciábamos la palabra Deva se levantaba una brisa que soplaba durante unos instantes.

Es mágico!

Ana María, nos ha enviado un mensaje de correo electrónico que expresa de que forma transcurrió la reunión, le pedí permiso para transquibirlo si no se entiende alguna palabra enviaremos una traducción, está bien?

Grande, fuerte abrazo

Alida
 

 

 

Queridos Todos, 


Porque ainda me encontro sob a magia do nosso encontro de ontem, quero partilhar convosco os meus sentimentos. Sinto e sei agora que um laço indissolúvel nos liga uns aos outros, laço esse que nada poderá quebrar. Ainda me comovo às lágrimas quando penso no privilégio tremendo que foi podermos ter estado ontem todos juntos naquele clima maravilhoso de paz e fraternidade, rodeados daquela natureza maravilhosa, do vento e dos passarinhos. Foram momentos únicos em que nada faltou.
A partir de agora, sempre que pensar em amizade o primeiro pensamento que me virá à idéia será o encontro na Flora da Rosa.
Tudo foi perfeito e nada teria sido assim se algum de nós não tivesse estado presente,
Temos de estar muito gratos à VIDA pelo privilégio que nos foi concedido (na VIDA estão incluídos os Irmãos que nos acolheram de braços e coração abertos). Temos de estar muito gratos aos Santos Seres que abençoaram de forma tão deliciosa o nosso encontro.
Que Eles nos continuem a abençoar e nos fortaleçam com a Sua energia para que consigamos realizar com êxito o trabalho que nos propomos em prol de tudo o que vive.
Obrigada a Todos! Bem Hajam. Com um abraço do tamanho do mundo.

Ana Maria.
 

 

Queridos todos, Traducción

Porque estoy todavía en la magia de nuestra reunión de ayer, comparto con vosotros mis sentimientos. Y sé ahora que en un indisoluble vínculo de conexión nos une unos a otros, lazo que nada podrá romper. Todavía me conmuevo hasta las lágrimas cuando pienso en el enorme privilegio que hemos recibido estar juntos ayer en aquel clima maravilloso de paz y fraternidad, que maravilloso, rodeado de aquella naturaleza maravillosa del viento y los pajaritos. Fueron momentos únicos en que nada faltó.

A partir de ahora, al pensar en la amistad, el primer pensamiento, será el encuentro en la Flora Rosa.

Todo fue perfecto y no habría sido así si alguno de nosotros no hubiese estado presente.

Tenemos que estar agradecidos a la Vida por el privilegio que nos fue concedido (en la Vida están incluidos los Hermanos que nos recibieron con los brazos y de corazón abierto).

Debemos estar muy agradecidos a los Santos Seres que, bendijeran de manera tan deliciosa nuestro encuentro
 
Que Ellos nos sigan bendigan y nos fortalezcan con su Energía para que podamos realizar con éxito el trabajo que nos proponemos en bien de todo lo que vive.

Gracias a todos! Bem Hajam. Un abrazo con el tamaño del mundo.

Ana Maria.

 

 

*

 
 

Kermesse solidaria en OTS Francia

 

 

 

 
 
 

   

ORDEN TEOSÓFICA DE SERVICIO FRANCIA


KERMESSE 2007 DE LA OTS EN PARIS



La OTS en Francia ha organizado, como en años precedentes, una venta de objetos diversos el 20 y 21 de Octubre de 2007, con el fin de recaudar fondos con los que atender a sus diversos proyectos.

Cada año se consiguen alrededor de 10.000 $ con los que se hace frente a las donaciones de la OTS y otros aspectos humanitarios en Francia y en ultramar, principalmente en la India.

Los tres mostradores con más éxito son los que expenden libros, pasteles/mermeladas y productos de artesanía.

Se ofrecen imágenes de algunos de estos mostradores.

 

 
 

 

Editorial  -   OTS   -  Servicio Social  -  Protección Animal  -  Paz Mundial  -  Arte S.T. y ONU

Sanación   Servicie Link   Círculos Paz -  Ecología Eventos  -  Enlaces  -  Sumario -  Centenario